quinta-feira, 31 de março de 2011

Quando a mente está vazia, textos malucos surgem:

História sem noção


Era uma vez. Espera, por que eu tenho que começar a história com era uma vez? Não, não quero.

Um dia desses que se parece com todos os outros mas não é, uma garota andava tranquilamente pela rua, depois de um período de seis maçantes horas de aulas enfadonhas de uma escola sem nenhum atrativo aparente. Ela não pensava em nada de mais, na verdade estava com a cabeça nas nuvens, literalmente se perguntando como seria se pudesse ela, simples humana, voar, livre, como um pássaro. Quando menos espera, - na verdade todas as coisas importantes acontecem quando menos esperamos, por isso muitas vezes não estamos adequadamente preparados para elas - ela esbarra em uma pessoa. Um garoto com fones de ouvidos, que distraído com a melodia, se perguntava, como simples humanos tinham a audácia de construir uma máquina para voar, livre, como os pássaros.

Eles se olharam, suas ideias se apresentaram e colidiram. Não conseguiram se entender. E então, de frente para o outro sem nada falar, apenas se olhando, sorriram. E depois, cada um seguiu seu caminho.

Continua...

Equilíbrio

É uma das coisas mais difíceis de se ter, apesar de ser uma das mais necessárias.
Mas a culpa não é minha se não acho o Ying do meu Yang. Não sei onde se escondeu. 


Ou sou eu que não olho no lugar certo? Sou eu que dou os passos errados? Não sei... Alguém sabe?


domingo, 27 de março de 2011

Peso




Há coisas na vida que devemos carregar conosco com orgulho por mais que pesem, mas há outras que com o tempo, só nos machucam, e cada vez mais nos puxam para trás, sei que é difícil, mas temos que deixa-las ir, para então nos libertarmos também.





sexta-feira, 25 de março de 2011

Os outros

Sentada em um lugar qualquer, perdida dentro de mim, acordei como quem acorda de um sonho não muito convencional, e descobri que existem outros. Na verdade eu sempre soube da existência dos outros, seria presunção minha achar que sou única nesse sentido, afinal, escritores há vários, e cada um com seu jeito de demonstrar sua autenticidade. Lembrei-me que escrever é um dom e percebi que aquelas outras pessoas por isso chamaram minha anteção. Há de tudo um pouco, e um pouco de tudo que agrada todo mundo e o que vem logo abaixo são dois outros blogs muito bons, que eu gostei, talvez você goste, talvez não...




Então eu volto a sentar em um lugar qualquer e começo a remoer sobre a vida e outras coisas mais, e penso que essa diversidade de escritores que passei a admirar, não deve ser vista como uma concorrência normal, deve ser vista como um modo para se esforçar, uma motivação para continuar criando coisas novas, e é nessas horas que minha parte competitiva aparece, mas sinceramente se tiver que passar por cima de alguém, prefiro o anonimato. Eles são meu incentivo, penso como criança nessas horas: "quando eu crescer quero ser assim", com a maior inocência, não percebendo que talvez, eu já sou igual a eles. Mas algo me diz que ainda há um longo caminho a percorrer.


Pensando que a vida é muito mais do que seu mundo particular.
Procuro um jeito de me libertar.
Mas não é fácil.
Será que posso voar?
Sair desse telhado e me deixar levar?
Será?


Em busca da primavera...




Ela se virou para ele e disse:

- Permita-me fazer uma pergunta? O que acontece depois que a neve derrete?

Ele olha para ela como se fosse louca.

- Transforma-se em água. - ele diz.

- Errou! Chega a primavera! - ela sorri.

Não importa o quão frio nós estamos sentindo agora, a primavera sempre vem, derretendo toda a neve e trazendo as belas flores. Não é mágico?

quarta-feira, 23 de março de 2011

Fazer rir

Fazer o outro rir não é algo que se consiga facilmente. Cada pessoa tem um jeito de ver as coisas, então o que é engraçado para mim talvez não seja para você.

Fazer rir é uma arte. Os palhaços costumavam ser mestres nessa arte, mas sinto que hoje em dia eles foram vulgarizados em filmes de terror e lendas urbanas sem fundamento. Aquela pintura deve ser feita somente para alegrar as pessoas, colorir o rosto para colorir corações.



quinta-feira, 17 de março de 2011

Teatro

Nossa... Quem sou eu para falar dessa bela arte? Sei tão pouco sobre o assunto, mas tenho uma imensa vontade de conhecer mais e mais, e respeito imensamente colegas meus que dedicam corpo e alma ao teatro, e creio que só assim uma peça pode ser considerada boa: tudo depende da paixão do artista, e quando ela é grande você sente uma emoção enorme que dá vontade de chorar, e acreditem, eu choro. 




Cinema é com certeza algo incrível mas o teatro, pelo simples fato de ser ao vivo nos deixa mais a vontade, nos prende mais, algo que nem um filme em 3D é capaz de fazer, isso é claro na minha opinião. Quando um artista incorpora o personagem tudo o que ele passa durante a peça nos atinge. Choramos com ele, rimos com ele. E se por desventura o personagem morre sentimos um vazio no coração, mas teremos sempre aquela bela lembrança na memória.

Admiro essas pessoas que quando se maquiam e colocam um figurino abandonam sua vida para nos proporcionar um instante de pura mágica. Parabéns a todos aqueles atores, escritores de peças, diretores, figurinistas, vocês são construtores de sonhos.


quarta-feira, 16 de março de 2011

Esperança

Tudo dará certo no final. Provações são necessárias. A vida é isso: a busca constante da felicidade, e durante essa busca, adquiri-se experiência, sempre, só devemos ter cuidado em relação ao modo de aplicação de tudo o que aprendemos. As coisas já pareceram estar como num labirinto sem saída? O balão dos bons sentimentos escapou da sua mão? Ele pode não voltar, mas outro balão pode ser enchido, com a ajuda de todos que estão a sua volta. Sim, tudo irá se ajeitar no final ou simplesmente no momento em que menos esperamos, e faço o possível para tal. E há horas nas quais não consigo de modo algum acreditar que as coisas vão dar certo. É em horas como essa que repito para mim mesma que sim, dará certo, até parecer verdade, ainda assim é difícil de acreditar, é difícil manter a fé.

Tenham esperança. Pois se vocês a tiverem, serei por ela contagiada assim como a Lua é iluminada pela luz do Sol.

terça-feira, 15 de março de 2011

Superação

Você acha sua vida difícil? Acha tudo muito complicado?
Sem querer desmerecer os obstáculos que você encontra pelo caminho, gostaria de saber, se já parou para pensar como seria se você não tivesse suas pernas para seguir em frente. Já pensou como seria se você não tivesse mãos para segurar a do outro e sentir-se mais seguro? E se não tivesse voz para falar sobre seu medos? Milhares de pessoas passam por isso, e mesmo assim não desanimam, então, digo por mim, não temos o direito de desistir, somos perfeitos, apesar de muitas vezes pessoas que possuem algum tipo de deficiência serem mais completas, mais humanas que as outras. Não devemos sentir pena, devemos seguir o exemplo.

É como disse Mário Quintana uma vez:
 "A nós nos bastem nossos próprios ais,
   Que a ninguém sua cruz é pequenina.
  Por pior que seja a situação da China,
     Os nossos calos doem muito mais."

Então, nunca fale mal de sua vida, pois você tem todos os instrumentos de que precisa dentro de si.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Filme

PERFEIÇÃO





Você consegue sentir?


Medo


Não há muito o que dizer. Tenho medo de escrever. Falar sobre esse assunto me assusta. Você não acha estranho? O medo é uma das poucas coisas que todos os seres humanos têm em comum. O problema é como ele é usado. Tem gente que prefere não demonstrar seus próprios medos, e com isso deixa de aprender, de melhorar e de viver melhor. Outros colocam tudo para fora, o que os torna um pouco inconvenientes, mas queria eu ter essa audácia. Há os que usam o medo das pessoas em benefício próprio, ameaçando e se divertindo com a situação. Do que eu tenho medo? Tenho medo do ser humano. Ele é o único animal que mata o outro por maldade, não por sobrevivência, e olha que nos dizemos racionais. O ser humano é capaz de atrocidades assim como sei que ele é capaz de belas coisas. Então por que escolhemos sempre a coisa errada? Para aumentar nosso medo? Não sei dizer.

Por enquanto eu apenas observo entre os dedos...

sábado, 12 de março de 2011

Olhos Azuis

Não quero fazer uma postagem feminista, mas acabo de me lembra do filme Memórias de uma Gueixa. Não sei se todos que lerem esse post já viram esse filme, mas mesmo assim, sinto a necessidade de falar sobre o que me ocorreu agora. Um desejo. Espero um dia tornar-me uma mulher tão forte quanto a gueixa em questão, ela parece tão delicada, da impressão que vai quebrar ao meio se tocada, mas isso na verdade é apenas uma proteção, e ela tem a capacidade de passar por qualquer obstáculo para atingir seu objetivo, que desde pequena sempre foi um só: ser amada por aquele homem tão especial, que lhe deu atenção quando ninguém mais percebia suas feridas.

Desejo que todas as mulheres do mundo tenham a força de seguir em frente, de esperar, e de fazer coisas que não gostam mas que são necessárias para atingir a felicidade, pois nós merecemos, todas nós, assim como todo ser humano.



"Eu era como a água, que percorre o seu caminho sem que nada a detenha. Se encontrar um obstáculo, desvia-se até poder avançar novamente."

Eu deveria ter escrito isso no dia da mulher? Bem, todo dia é dia da mulher, assim como todo dia é do homem, é seu e é meu. Não preciso que datas me digam que é hora de homenagear alguém, pois é assim que pouco a pouco esquecemos das pessoas, e para reparar o erro criamos mais e mais datas para dizer o quanto alguém ou alguma coisa é especial, ao invés de simplesmente demonstra-lo no dia a dia. É assim que cada vez mais deixamos de ser humanos.

"Um poema, "Perda", estava escrito numa pedra. Tinha três palavras gravadas, que o autor apagara. Não podemos ler a perda, mas podemos senti-la." 

sexta-feira, 11 de março de 2011

Gestos

Gestos de amor ou carinho muitas vezes são os mais simples. São aqueles que passam despercebidos no dia a dia, e que só notamos quando eles deixam de ser feitos. Um nó na gravata dado por sua mulher de manhã. O que isso pode significar? Quando ela dá aquele nó, ela está depositando todo o cuidado que tem com você, todo o amor que ela sente está ali naquela roupa que ela cuidou só para você. A satisfação que ela sente é enorme e o gesto feito é tão pequeno, tão simples, valorize-o.



Então quando se ama de verdade, vem aquele gesto tão esperado, e muitas vezes tão mal usado. Quantos beijos você já deu sem sentimento algum ter por aquele que estava beijando? Acho melhor perguntar o contrário. Afinal, amor não é algo que se encontre em cada esquina, pelo menos não o verdadeiro amor. Quantos beijos você já deu para esquecer aquele que você perdeu? Quando encontramos a pessoa especial para nós tudo é diferente, tudo ganha uma nova dimensão, e quando beijamos essa pessoa... Bem, quando eu descobrir eu conto, combinado?



Gestos são infinitos mas por agora falarei de mais um apenas. Esse transmite para a pessoa que o recebe força, mais do que se imagina. Então peço a você que está lendo isso, que o faça sempre que possível. Dar as mãos. Ou segurar as mãos, como preferir. Sabe o porquê desse ato transmitir tanta força? Porque ele vem como uma brisa de verão e sussurra no seu ouvido "Ei, você não está sozinho, vamos em frente!" .




Silêncio

Dizem que quando não há nada de relevante para falar, o melhor é ficar calado, para não dizer besteira. Mas o que é relevante e o que não é? Quem determina isso? Por que meus pensamentos e minhas frases, ditas ou não, devem ser controladas por um outro alguém que nada sabe de mim realmente?


Não... Não. Não! Nada disso está certo. Eu quero ter o direito de poder falar. Quero que me entendam, não que me julguem. Minhas palavras todas são sinceras, e cheias de um simples significado e sempre lutarei para que elas tenham seu espaço, não porque eu mereço, mas sim porque elas, minhas palavras merecem. Elas tem vida própria, mas as vezes essa vida é tão efêmera... Mas peço que continuem aqui, lendo essas palavras que têm urgência de viver.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Desejo a todos...


" A felicidade parece a grande ilusão do carnaval,
a gente trabalha o ano inteiro
por um momento de sonho
pra fazer a fantasia
de rei ou de pirata ou jardineira,
e tudo se acabar na quarta feira..."
                                       - Tom Jobim

Não poderei postar durante o feriado então, bom carnaval para todos.


É assim...

Buscando dias melhores
Buscando novos olhares.

Melhores olhares
Olhares melhores.

Buscando tempo
Buscando vida.

Tempo de vida
Vida a tempo.

Buscando viver
Buscando crescer.

Vivendo e crescendo
Crescer para viver.

Buscando alguém
Buscando você.

Mas só com melhores olhares
Posso te enxergar.

Só com tempo de vida
Serei capaz de te achar.

E só crescendo e vivendo
Conseguiremos nos amar.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Se tivesse título, não haveria poema

Quando penso que te perdi,
me vem a cabeça que nunca te tive.
Quando lembro dos sorrisos dados,
Lembro do peso das lágrimas derramadas.

Não sei o que pensar.
Não sei se o faço mais.
Tornei-me irracional.
E me perdi em mim mesma.

Certo e errado? Amor e amizade?
Sei o significado.
Mas a aplicação correta,
eu deixei de lado.

O tempo cura tudo.
Mas não quero ser curada
Gostaria de voltar atrás,
mas, orgulhosa, sigo meu rumo.

Não gosto de me perder no passado,
mas tenho medo do que o futuro possa me trazer.
Afinal tudo mudou.
Sei que você muitas vezes chorou.

Mas eu também chorei. 
Desde sempre.
Desde o início.
Muito antes desse amor se tornar vício.

quarta-feira, 2 de março de 2011

O que você sente?



O que você sente quando vê a foto abaixo?




Pena?
Tristeza?
Medo?
Nojo?
Tudo isso e um pouco mais?
Você passaria longe ou pararia para ajudar?
Você o chamaria de vagabundo ou pararia para pensar se ele foi abandonado?
Você daria dinheiro para ele? Ou não daria porque tem certeza que ele vai comprar drogas com esse dinheiro?
Você já se perguntou o porquê dele ter começado a usar drogas?
Será que ele já foi a escola?
Será que ele tem fome? Frio? Medo? Tristeza?
Ele é igual a qualquer um de nós.
A única diferença é que parece que ele foi esquecido pelo mundo.


Pense: Você gostaria de ser esquecido também?
Eu não. E ainda assim, tenho medo. Medo dele querer se vingar, pois tudo que ele não é hoje, é culpa dessa sociedade, dessa bendita ou maldita sociedade, em que vivemos.

terça-feira, 1 de março de 2011

Apresentações


Meu nome é Luísa.
Sou temporariamente adolescente.
Eternamente mulher.
Moro numa certa cidade vulgo maravilhosa.
Não questione o fato dessa apresentação não ser a primeira postagem, 
afinal nem tudo na vida acontece na ordem que planejamos.
Sinceramente gostaria de escrever coisas que toquem as pessoas.
Um dia espero obter êxito.
Se aqui é o meu ponto de partida, só depende de você, caro leitor.

Espero que gostem do blog.

Pedido

Uma vez me perguntaram o que eu queria ser quando crescer, e eu respondi: escritora. 
Eu ouvi dessa mesma pessoa que me perguntou tal coisa, a frase que até hoje considero a mais dolorosa de se ouvir: " Não faça isso, ninguém lê nesse país. "


Talvez isso seja verdade. Mas eu não acredito.
Quando lemos um livro, por exemplo, impedimos que a história e todos os ensinamentos que ela tem para passar se percam no tempo. Então peço que nunca deixem de ler. 


Nunca.


Afinal, sempre haverá essa pessoa sonhadora com algo novo para contar.